Parceiros
adm    
Euclides e o berço de Os Sertões
Usuarios Online: 1
05:21:33 , Friday, 29 de March de 2024 , Boa Madrugada!

Menu
<< Próximo || Anterior >>

A redoma da Cabana de Euclides: preocupação do Grupo Amigos da Cidade
2007-02-13 09:51:33

 

A redoma da Cabana de Euclides: preocupação do Grupo Amigos da Cidade
RODOLPHO JOSÉ DEL GUERRA

O Grupo Amigos da Cidade, em reunião dia 24 passado, ouviu o relato de um dos seus componentes sobre a freqüência dos vidros quebrados da redoma da Cabana histórica, nosso patrimônio nacional. Além de fenômenos naturais, há vândalos que, do alto da avenida, praticam tiro ao alvo, sendo o alvo os vidros protetores do relicário.

O Grupo está à procura de uma benemérita entidade ou empresa que se interesse pela proteção da cabana de zinco, na qual Euclides da Cunha desenhou, fez plantas, estudos da ponte e aproveitou seus momentos de folga para, naquele sacrário, terminar seu "Os Sertões", que projetou nossa São José do Rio Pardo. Só a redoma, com vidros especiais, a protegerá.

Proteger a Cabana? Por quê?

*O tenente e engenheiro Euclides da Cunha abandonou definitivamente a carreira militar, em 1886, indo trabalhar na Superintendência de Obras Públicas do Estado de São Paulo como engenheiro-ajudante de 1ª classe, ano que esteve em São José por duas vezes para fiscalizar as obras.

*A ponte metálica alemã, construída por Arthur Pio Deschamps de Montmorency (1896-1897), desabou, emborcou, na madrugada de 23 de janeiro de 1898.

*Euclides ofereceu-se para reconstruí-la e foi indicado. No pátio de obras (hoje Recanto Euclidiano), construiu uma pequena cabana de sarrafos e zinco sob frondosa paineira (morta em 1961). Era seu escritório de engenharia e nas horas de folga, o recanto de paz para terminar seu "Os Sertões".

*A ponte reconstruída foi inaugurada em 18 de maio de 1901.

Não se explica como o zeloso Euclides, ao despachar o material que sobrara da reconstrução (7.454 kg), tenha deixado intacta a cabana com suas folhas de zinco... Teria sido por um sentimento de afeto, ou premonição de que o tosco barraco entraria como um símbolo de paz na sua biografia?

*As autoridades da cidade e seu povo sempre preocuparam-se com sua história e com a proteção do patrimônio.

*Em 1918, naquele recanto, inaugurou-se o primeiro monumento do Brasil em homenagem a Euclides: a Herma. O poeta Vicente de Carvalho cognominou nossa cidade de a "Meca do Euclidianismo".

*Em 15 de agosto de 1928, inaugurou-se a redoma de vidro, protetora da cabana, pelo prefeito Dr. João Gabriel Ribeiro. Era, então, um vitral com quadrículas pequenas. Nos anos 70, foi substituído por painéis com caixilhos de alumínio. A proposta do "Grupo Amigos da Cidade" é instalar painéis de vidro laminado anti-reflexo e com grande capacidade de absorver impactos, evitando sua quebra e melhorando a visibilidade da cabana no seu interior.

*Em 1939, a pobre cabana foi elevada a Monumento Nacional pelo Patrimônio Artístico e Histórico Nacional.

*O Recanto Euclidiano, no roteiro do Turismo Cultural, é visitado durante todo o ano, com grande ocorrência em agosto, nas Semanas Euclidianas, desde 1936. Milhares de pessoas vêm ao Recanto, reverenciando a sagrada Cabana.

O "Grupo Amigos da Cidade" está à procura de uma benemérita entidade ou empresa que se interesse pela proteção da cabana de zinco, doando os vidros especiais...

12/1/2006.

 
A Gazeta do Rio Pardo
 
Apoio
Protéton