adm    
Euclides e o berço de Os Sertões
Usuarios Online: 1
06:13:43 , Friday, 29 de March de 2024 , Bom Dia!

Menu
Museu casa euclidiana

Museu casa euclidiana


Site:

www.casaeuclidiana.org.br


Local:

Rua Marechal Floriano, 105 - Centro
São José do Rio Pardo - SP



 

Decrição :

Local onde Euclides da Cunha residiu com sua família, durante a reconstrução da Ponte Metálica, entre 1898 a 1901. Nela também ocorreu o nascimento de seu filho Manoel Afonso, em 31 de janeiro de 1901, único filho que lhe deu descendentes. Manoel Afonso foi  batizado no dia 18 maio de 1901,com quatro meses, pelo vigário José Tomaz de Ancassuerd, com só o nome de Manoel, tendo como padrinhos o Dr. Álvaro Ribeiro e Da. Julieta de Souza; coincidentemente data da inauguração da ponte.
Euclides, Anna, Sólon, Quidinho e Manoel Afonso deixaram a cidade dias depois. Com este fato a cidade agraciada com a honra de ter sido o “Berço de Os Sertões” e predestinada a proteger três monumentos: a ponte e a cabana, que seriam monumentos nacionais, e a memória de Euclides, através do euclidianismo, um traço cultural que diferencia São José do Rio Pardo das demais cidades.
 Em 1946, pelo Decreto-lei 15.961, foi fundada a Casa de Cultura Euclides da Cunha, com a finalidade de promover eventos cívico-culturais, transformá-la em um Museu e Centro de Estudos, onde atualmente abriga originais e/ou manuscritos   de seu patrono Euclides da Cunha.
                     
 

Calendério Euclidiano:

- 20 de janeiro –
Aniversário de nascimento Euclides da Cunha
- 18 de maio –
Aniversário da ponte
- 9 a 15 de agosto
Semana Euclidiana
- 02 de dezembro
Aniversário do livro Os sertões

 

 

Parceiros
Apoio
Protéton