Parceiros
adm    
Euclides e o berço de Os Sertões
Usuarios Online: 1
11:03:33 , Saturday, 20 de April de 2024 , Bom Dia!

Menu
<< Próximo || Anterior >>

OS 43 ANOS DE EUCLIDES
2002-01-15 00:00:00

 

1866 - Nascimento em Santa Rita do Rio Negro, município de
Janeiro,20 Cantagalo, no Estado do Rio.

1869 - Morte de sua mãe Eudóxia Moreira da Cunha.

1869-1879 - Em Teresópolis, com uma tia, Rosinda; em São Fidélis, com outra tia, Laura (71-76); na Bahia, com os avós paternos (77- 78); no Rio, com o tio Antônio Pimenta da Cunha. Primeiros estudos: Colégio Caldeira (São Fidélis- (74), colégio na Bahia, e Colégio Anglo- Americano (Rio).

1880-1884 - Prosseguimento no Rio, dos estudos iniciais: Colégio Vitório da Costa e Meneses Vieira (80-82); Colégio Aquino onde, no jornalzinho "Democrata", imprimiu-se o seu primeiro artigo.

1884-1885 - Exames e matrícula na Politécnica, onde só cursou 1 ano.

1886 - Na Escola Militar, cadete 308.

1888 - Fiel à palavra empenhada, à sua coragem, às suas paixões, provoca incidente diante do Ministro da Guerra, deixando cair o sabre, sendo preso e excluído do Exército. Confessando-se propagandista republicano, vais ser submetido a Conselho de Guerra, mas é perdoado pelo próprio Imperador, seguindo para São Paulo onde em "O Estado", inicia séries de artigos de "revanche".

1889 - Regresso ao Rio. Novos exames para a Politécnica que, que outra vez não cursou. Proclamação da República. Reversão ao Exército, promovido a alferes- aluno.

1890 - Matrícula na Escola Superior de Guerra. Termina o curso de Artilharia , enquanto, meio descontente com a República, escreve no jornal "Democracia". É promovido a 2º tenente. Casa-se.

1891-1892 - Termina na Escola Superior de Guerra. Termina os cursos de "Estado- Major e Engenharia Militar"( 91) e de "Bacharel em Matemática, Ciências Físicas e Naturais",quando é promovido a 1º tenente (92). Neste mesmo ano escreve outra série de artigos para "O Estado de Paulo, defendendo a situação criada contra o contragolpe de Floriano, no qual tivera a sua participação. É coadjuvante de ensino na Escola Militar.

1893 - Floriano oferece-lhe posições, mas ele só deseja o que a lei prevê para militares do seu posto... Engenheiro praticante na E.F.C.B., depois na Diretoria de Obras Militares. Revolta da Esquadra. "A Esfinge".

1894 - Cartas à "Gazeta de Notícias"contra um senador, em defesa de presos políticos, criando embaraços para Floriano, que o mandou para Campanha, M.G.. No "exílio, aos 28 anos de idade, viu inaugurar-se na cidade uma praça com o seu nome, começou a dedicar-se seriamente aos estudos brasileiros e às teorias socialistas. Assim decidido a mudar o curso da sua vida, vai, de licença, a São Paulo: tentativa de abandonar em definitivo a carreira das armas e iniciar-se em Engenharia Civil.

1895 - Deixa Campanha, indo para a fazendinha do pai, em Descalvado, S. P. . Oficialmente agregado ao corpo do Estado Maior, trabalha em caráter precário como engenheiro da Superintendência de Obras de São Paulo, estudando e fiscalizando obras no interior.
1896 Saída definitiva do Exército. Nomeação para a Superintendência de Obras e prosseguimento das atividades aí. Relatório sobre exploração de um trecho do Rio Grande.

1897 - Outra vez na redação de "O Estado": atividades internas e colaborações assinadas, dentre as quais sobressaem as relativas à contribuição dos vegetais, a Anchieta e os dois artigos "A Nossa Vendélia", revelando a ida a Canudos como correspondente de guerra . Vai em princípios de agosto, volta em fins de outubro, para a fazendinha do pai, começando a escrever "Os Sertões".

1898-1901 - Publica para o "Excerto de um livro Inédito"( 1/98). Muda-se para São José do Rio Pardo para reconstruir uma grande ponte, a serviço da Superintendência (3/98); aí correram os 3 anos mais calmos e proveitosos de sua vida, durante os quais escreveu "Os Sertões" e executou com absoluta correção a obra de engenharia. Saiu da cidade em maio para São Carlos do Pinhal, com promoção sendo, em seguida, transferido para o distrito de Guaratinguetá, com residência em Lorena.

1902 - Revisão de provas e lançamento de "Os Sertões"( 11/902). Relatório sobre as ilhas dos Búzios e da Vitória, após reconhecimentos "in loco", tão trabalhosos como as contínuas viagens pelas serras e pelos vales da região do Paraíba, na mesma época, e a cujo respeito publica um artigo famoso com o título "Viajando", mais tarde mudado para "Entre as Ruínas".

1903 - Aclamado membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e empossado com um discurso corajoso que provocou muitos rumores. Eleito para a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras da qual só tomaria posse 3 anos depois. Com vencimentos reduzidos, solicita demissão da Superintendência de Obras.

1904 - Engenheiro da Comissão de Saneamento de Santos, com residência no Guarujá. Desempregado em virtude com incidente com a chefia. Escreve para a imprensa a maior parte dos artigos que viriam a formar o Contraste e Confrontos . Chefe da Comissão de Reconhecimento do alto Purus, parte para Manaus a serviço do Itamarati .

1905 - Todo o ano no Amazonas, em aventuras no desconhecido.

1906 - No Rio, adido ao gabinete do Barão Do Rio Branco. Publicação do Relatório sobre o Alto Purus. Posse na Academia. Publicação do "Contrastes e Confrontos"

1907 - Artigos no jornal "Jornal do Comércio", publicados em livro no mesmo ano: Peru versus Bolívia. Conferência Castro Alves e seu templo no Centro Acadêmico 11 de agosto

1908 - Continua no Itamarati retificando, esboçando, projetando mapas, um geral, vários regionais do Purus, do Juruá, do Acre, da Lagoa- Mirim. Envolvido num incidente diplomático por Zeballos, desfaz intrigas publicando todas as cartas que deste recebeu, exigindo-lhe a publicação das suas.

1909 - Concurso de Lógica. Nomeação. Primeiras aulas. Morto quando já havia revisto as provas de à Margem da História, mas sem ter terminado o seu último artigo, para o jornal "


 
.
 
Apoio
Protéton