Parceiros
adm    
Euclides e o berço de Os Sertões
Usuarios Online: 1
12:10:54 , Thursday, 25 de April de 2024 , Bom Dia!

Menu
<< Próximo || Anterior >>

Os sapatos de J.K.
2006-07-21 10:58:47

 

Oito anos depois de Juscelino Kubitschek de Oliveira ser eleito Presidente da República, pelo PSD, em outubro de 1955, ele esteve em São José do Rio Pardo, como senador, na Semana Euclidiana de 1963.
Festejado, sempre alegre e sorridente, cumpriu o vasto rol de homenagens e banquete, com grandes festas, com discursos e números artísticos, nos recantos históricos, nas repartições públicas e nas sedes sociais dos clubes locais. A comissão de festas foi impecável. Em São José, ele conhecia e era amigo do Dr. João da Silva Rocha, que lhe foi apresentado pelo Dr. Giffoni, seu colega de turma na Faculdade de Medicina e que era casado com a prima do nosso conterrâneo.
Um banquete pomposo reuniu políticos da região e a sociedade rio-pardense, que lotaram a sede social da AAR, ricamente ornamentada. Na mesa principal, em frente ao palco, acomodaram-se o ilustre convidado e autoridades.
Cansado e à vontade, Juscelino tirou os sapatos que, com o esticar das pernas, saiu do seu espaço e foi impelido para longe dos pés do dono.
Juscelino encerou o rol de discursos, dizendo no segundo parágrafo: “Homenageando Euclides da Cunha, nesta Semana que lhe é dedicada no próprio cenário em que ele redigiu a epopéia de “Os Sertões”, cumprimos o dever patriótico de alertar as atuais gerações para os compromissos recebidos com relação aos destinos nacionais”. (... O discurso original, com 13 páginas, está à disposição dos interessados no Centro da Memória Rio-Pardense, do CCIB).
Foi uma reunião demorada.
As sofisticadas iguarias servidas à francesa eram lentas. As entregas de mimos e flores também.
Ao final, quando todos começaram a se levantar para os cumprimentos, o senador permaneceu sentado e preocupado. Procurava com os pés os seus sapatos, esticando-se na cadeira, não os encontrando. Discretamente, comunicou o sumiço ao seu colega ao lado que conversou com o chefe dos garçons.
Um exército de serviçais, tentando impossível discrição, levantava as longas toalhas pregueadas, chamando a atenção dos convivas que se inteiraram do inusitado acontecimento, provocando discreto riso...
Por fim, o par de sapatos presidencial foi encontrado e entregue ao querido e sorridente político, que recebeu o afago dos rio-pardenses.
Juscelino foi a grande atração da Semana Euclidiana 63.

 
Rodolpho José Del Guerra
 
Apoio
Protéton