I. O que é redigir? O que é uma obra de
arte escrita?
Resp.: Redigir ou escrever é o ato de meditar, refletir, tornar-se artista
na produção escrita de um texto original; é criar um texto
só seu; sua obra de arte escrita. O autor aperfeiçoa sua técnica
de escrita com a leitura, a análise de bons textos literários,
jornalísticos, filmes, debates e conversas abertas, onde temas variados
trazem novas experiências culturais para o produtor do novo texto. Redigir
bem não depende de dom ( capacidade ), mas de interesse e força
de vontade em produzir um novo texto que emocione um leitor.
- Não há escrita sem leitura, sem reflexão, sem a adoção
de um ponto de vista, sem um desejo por parte de quem escreve, de manifestar-se
a respeito de um determinado assunto.
- Redação é um espaço para demonstrar competência
de produção literária, tornando-se uma obra de arte, pois
o autor coloca num texto sua opinião, seu ponto de vista, suas idéias
e conclusões a respeito de um tema ou assunto apresentado como desafio,
pois, a partir da escrita, pode-se conhecer melhor o autor, perceber suas dúvidas,
seus anseios, suas paixões, suas necessidades, suas frustrações,
sua visão de mundo, seus objetivos....
- No texto redacional predomina a linguagem culta que exige grande esforço
do pensamento na escolha das palavras, idéias e colocação
destas nas frases, orações e períodos até que seja
formado um texto coerente, que seja lido, entendido e compreendido por um leitor;
para isso o texto deve revestir-se de emoção, a fim de que o leitor
tenha prazer de ler e goste daquilo que está lendo.
- Ajuda muito fazer leituras de textos variados, participar de debates, mesas
redondas e seminários sobre temas sociais, psicológicos, culturais
etc. que contribuirão para que o autor crie novas idéias e produza
um novo texto, só seu. A leitura e o debate participativo ajudam muito
na obtenção de informações que facilitarão
o desenvolvimento do senso crítico do autor/produtor do novo texto.
- Bom leitor é aquele que lê fazendo observações,
analisando e aprofundando-se nas idéias apresentadas pelo autor do texto,
compreendendo e construindo mentalmente sua síntese ou se resumo, por
outro lado aperfeiçoa-se no vocabulário, nas variações
semânticas das palavras, no sentido denotativo e conotativo das expressões
de nossa língua, além de aprender a construir gramaticalmente
correto o seu texto.
II. DOMÍNIO E SIGNIFICADO DOS TEXTOS:-
A leitura é talvez o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento,
por isso, é preciso aprender a ler, mas interessa mais ler com profundidade
do que em quantidade.
Ler é dar sentido às coisas, ao mundo, à vida.
Saber ler é o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto,
literário ou não, pode transmitir. Bom leitor é aquele
que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão
dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo
que leu.
Cada vez que você lê um romance, estuda uma lição,
folheia uma revista, lê um artigo jornalístico ou assiste a um
filme, seja um leitor ou um observador em profundidade! Procure penetrar no
significado do texto, daquilo que lhe é proposto! Interprete!
Exercitar-se na arte de pensar, captar as idéias e criar suas próprias
idéias é o objetivo principal de todas as atividades que exigem
reflexão e produção de um novo texto, para isso devemos
nos utilizar da criatividade que existe dentro de nós, sempre usando
a palavra como veículo de nosso pensamento, desenhando através
da ARTE DA PALAVRA ESCRITA um texto original, diferente, como se fosse nossa
obra de arte.
III. A LITERATURA E AS DEMAIS ARTES:-
A PALAVRA LITERATURA:- arte da expressão do pensamento pela palavra escrita
ou falada. Arte da expressão do belo pela palavra. LITERATURA É
A ARTE DA BELA EXPRESSÃO PELA PALAVRA; É A BELA EXPRESSÃO
VERBAL.
ARTES PLÁSTICAS:- ( espaço, formas, cores) - pintura, escultura,
arquitetura
ARTES RÍTMICAS:- ( tempo, sons, movimentos ) - música, dança/coreografia,
literatura
ARTES PLÁSTICAS/RÍTMICAS:- cinema / televisão
IV. O QUE DEVE CONTER UM TEXTO CRIATIVO:-
1. FORMA:- utilização correta da gramática, da estruturação
da frase e de todos os recursos estilísticos que a língua oferece;
também apropriar-se dos recursos necessários à expressão
e utilização correta da gramática normativa, sempre ( procurando
aproximar-se da norma culta, já que dominar perfeitamente toda a língua
portuguesa é impossível.
2. FUNDO:- corresponde ao conteúdo, mensagem do texto ( pensamentos,
idéias, sentimentos, fatos ou impressões que mexam com a mente
do leitor, levando-o à interpretação do tema desenvolvido
), nesta parte do texto o leitor fará a interpretação da
mensagem que o autor transmitiu. ( = mensagem )
O texto deve conseguir apresentar um equilíbrio entre forma e fundo (
boas idéias numa linguagem clara, correta, simples e elegante ). Para
que surjam idéias, é preciso que se faça um esforço
de reflexão, a fim de que o texto escrito se apresente de forma adequada
é preciso um esforço na elaboração ( montagem )
para ser apresentado um trabalho criativo de qualidade, original.
V. TIPOLOGIA TEXTUAL :- ( tipos de textos que podem ser
criados )
1º. NARRAÇÃO:- é o ato de se contar um fato, criar
uma história e, para criá-la, há a necessidade de descrevermos
locais, personagens, detalhes, objetos etc. Não há narração
que não apresente alguns aspectos descritivos.
- Partes de uma boa narração:-
A . Apresentação do tempo ( cronológico ou físico
); local; personagem
B . Desenvolvimento do fato ou enredo.
C . Conclusão ( ponto alto dos fatos )
Na narração há sempre alguém que conta o fato, conhecido
como NARRADOR.
ELEMENTOS DA NARRATIVA:-
A . NARRADOR:- a) participante ( = 1ª. Pessoa ) b) simples observador do
fato narrado ( = 3ª. Pessoa )
B . FOCO NARRATIVO:- maneira como o narrador se situa em relação
ao que está sendo narrado: 1ª. Pessoa ( eu / nós ), ou se
distancia dela e escreve na 3ª. Pessoa . ( utilização do
índice de indeterminação do sujeito - "se" )
C . ENREDO OU AÇÃO:- a seqüência dos fatos ou acontecimentos
D . PERSONAGEM OU PERSONAGENS:- pessoas que atuam na narrativa, além
do narrador.
E . TEMPO:- a extensão de tempo cronológico ou psicológico
em que tudo acontece: horas, dias, meses, anos ou até minutos.
F . ESPAÇO GEOGRÁFICO:- o local onde os fatos ou as cenas acontecem:-
o campo, a cidade, a casa, a vila, a estrada, a praia, a rua etc.
OBS:- na narrativa sempre há um CLÍMAX ( parte alta, emotiva do
texto, onde o leitor deverá entender e aplicar a complicação
dos fatos narrados ).
2º. DESCRIÇÃO:- ao contarmos uma história,
muitas vezes precisamos descrever uma pessoa, um ser, um objeto, uma cena ou
até um lugar, teremos, então, uma espécie de retrato feito
com palavras.
Numa descrição podemos encontrar aspectos físicos ( = externos,
que são vistos pelo observador ) e aspectos psíquicos ( = internos,
que não são vistos pelo observador, mas podem ser sentidos ou
percebidos ), principalmente quando se trata de pessoas.
A descrição pode ser SUBJETIVA - apresenta as características
externas, mas detalha com mais profundidade as características psicológicas
da pessoa, personagem ou animal que se está descrevendo.
Na descrição OBJETIVA predomina a reprodução fiel
de um objeto, pessoa, cena, personagem ou animal segundo a percepção
individual de quem escreve, destacando-se com exatidão e precisão
vocabular todos os detalhes observados.
Observe alguns detalhes descritivos no texto euclidiano na parte O HOMEM, em
OS SERTÕES- Euclides da Cunha - págs. 96 - 97 e 98 - Ediouro
" Canudos, velha fazenda de gado à beira do Vaza-Barris, era, em
1890, uma tapera de cerca de cinqüenta capuabas de pau-a-pique.
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Feitas de pau-a-pique e divididas em três compartimentos minúsculos,
as casas eram paródia grosseira da antiga morada romana: um vestíbulo
exíguo, um átrio servindo ao mesmo tempo de cozinha, sala de jantar
e de recepção, e uma alcova lateral, furna escuríssima
mal revelada por uma porta estreita e baixa. Cobertas de camadas espessas de
vinte centímetros, de barro, sobre ramos de iço, lembravam as
choupanas dos gauleses de César. Traíam a fase transitória
entre a caverna primitiva e a casa. Se as edificações em suas
modalidades evolutivas objetivam a personalidade humana, o casebre de teto de
argila dos jagunços equiparado ao wigwam dos peles-vermelhas sugeria
paralelo deplorável. O mesmo desconforto e, sobretudo, a mesma pobreza
repugnante, traduzindo de certo modo, mais do que a miséria do homem,
a decrepitude da raça."
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Emoldurava-o uma natureza morta: paisagens tristes; colinas nuas, uniformes,
prolongando-se, ondeantes, até às serranias distantes, sem uma
nesga de mato; rasgadas de lascas de talcoxisto, mal revestidas, em raros pontos,
de acervos de bromélias, encimadas, noutros, pelos cactos esguios e solitários.
O monte da Favela, ao sul, empolava-se mais alto, tendo no sopé, fronteiro
à praça, alguns pés de quixabeiras, agrupados em horto
selvagem. A meia encosta via-se solitária, em ruínas, a antiga
casa da fazenda..."
3º. DISSERTAÇÃO:- é um texto
que se caracteriza pela defesa ou ataque a uma idéia, a um ponto de vista
ou a um questionamento sobre um determinado assunto. O autor do texto dissertativo
trabalha com argumentos, com fatos, com dados, o quais utiliza para reforçar
ou justificar o desenvolvimento de suas idéias.
Consideramos a DISSERTAÇÃO como a discussão ou a explanação
organizada de um problema, assunto ou tema.
Para obter-se uma exposição clara, objetiva, ordenada e organizada,
uma dissertação pode ser dividida em três partes:- INTRODUÇÃO,
DESENVOLVIMENTO OU ARGUMENTAÇÃO E CONCLUSÃO.
Num texto dissertativo o autor opina, explica, mostra, aponta, tenta convencer
o leitor sobre o tema que está expondo e até interpreta suas idéias,
defendendo-as com argumentações que fazem do leitor um analista
em potencial sobre o texto apresentado. O leitor torna-se um observador analista
de um texto.
No texto dissertativo não se criam personagens, nem diálogos;
o que interessa é a realidade, é a discussão dos fatos
ou da questão, é a opinião individual sobre um assunto,
tema ou problema apresentado para ser defendido ou atacado através da
escrita, sempre argumentando com prós e contras.
PARTES DA DISSERTAÇÃO:-
I. INTRODUÇÃO:- o autor apresenta o assunto que vai discutir,
dá a idéia inicial.
II. DESENVOLVIMENTO OU ARGUMENTAÇÃO:- é a parte em que
o autor desenvolve um ponto de vista, sempre argumentando, citando exemplos,
fornecendo dados; é o posicionamento do autor frente ao tema, os porquês,
os prós e os contras.
III. CONCLUSÃO:- é a parte em que o autor dá um fecho coerente
com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, retoma-se
a idéia apresentada na introdução com mais ênfase,
indicando conclusão.
OBS:- O texto dissertativo requer uma linguagem séria, exata, sem rodeios,
porque o leitor tem que ser convencido pela força dos argumentos apresentados
pelo autor, por isso deve ser impessoal.
Cada parágrafo que compõe um ou mais períodos de uma dissertação
deve ser claro, preciso, ligado aos outros com COESÃO , através
de conjunções ( = conectivos) que formação a cadeia
fluente do discurso.
Dissertação é a discussão organizada de um problema.
Ninguém tem condições de discutir, nem muito menos de discutir
organizadamente, sem antes ter obtido informações, sem antes ter
analisado, sem antes ter formado uma opinião sobre o assunto, por isso
devemos ler muito sobre temas variados para podermos criar uma dissertação
perfeita.
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