Parceiros
adm    
Euclides e o berço de Os Sertões
Usuarios Online: 2
20:38:19 , Tuesday, 23 de April de 2024 , Boa Noite!

Menu
<< Próximo || Anterior >>

O Patrono Hersílio: sua atuação em Gazeta
2004-08-19 16:25:46

 

Muitas vezes homenageei Mestre Hersílio Ângelo, meu professor e colega do "Euclides da Cunha". Constantemente, eu agradeço-lhe o incentivo para soltar-me e escrever sempre. Este encorajamento e a transcrição de um seu cartão natalino, de 1976, estão na contracapa do meu livro A Beleza do Amor.

Alvinho pediu-me um depoimento sobre Hersílio, o paraninfo desta festa euclidiana, na noite do dia 10 de agosto.

Diante do computador, queixo sobre as mãos cruzadas, procuro um tema que se distancie do subjetivismo. Difícil missão!

Aos poucos vêm-me lembranças do Prof. Hersílio, colaborador de Gazeta do Rio Pardo. Procuro anotações no meu caderno de índice. Encontro as datas dos jornais onde seus trabalhos se encontram: 1941, 1956, 1957, 1962, 1964, 1965 e 1971. Demorada procura e reeleitura na Hemeroteca Paschoal Artese, do Museu Rio-Pardense.

Todos seus escritos relacionam-se à sua paixão: a Língua Portuguesa.

Em 1941, de 23 de março a 5 de outubro, depois do artigo "Exames de Português", suas "Notas de Português" revelavam o sério professor, ensinando o básico: "Verbo transitivo e objecto directo", "Oração. Sujeito"; "Predicado, termos integrantes e acessórios"; "Exercícios"; "Objeto direto preposicional"; "Corrigenda" e "À Venda"...

Os artigos de 1956 foram publicados em junho e julho: "Língua e Literatura"; "Gramática" e "Antologia Comentada".

Em 1957, seus artigos saíram em março e maio: "A Leitura do Curso Secundário" e transcrição de duas cartas: de Maria Cecília Ribeiro Romano e Selma Perocco, sobre vestibulares de universidades. Uma página inteira acomodou a "Língua Portuguesa" (Machado); no rodapé, uma observação: "Adapto o ‘Acordo Ortográfico de 1945". O "Roteiro de Leitura no Liceu II" está em maio..

Em 12 de agosto de 1962, o colunista social de Gazeta comentou que o Prof. Hersílio, um dos organizadores e orientadores das atividades culturais, foi feliz em substituir o vazio do ausente conferencista, Prof. Alfredo Bosi, pelo trabalho premiado de Celinha Franchi: "Euclides, o Cientista e o Artista".

Dia 1º de março de 64, um trabalho conjunto com o Prof. Márcio José Lauria, "Programas de Português – Curso Ginasial" foi publicado. Em 8 de março de 1964, publicou-se "O Nacionalismo através da Literatura" e em 1º de maio, "Para Sempre", de Drummond. Em 7 de junho, "Lições de Português", "Presença de Said Ali" e "Moto Perpétuo". Em 5 e 19 de julho publicou-se "Contos de Machado de Assis". Dia 26 de julho, "Machado e Euclides". Ainda em1964, 9 de agosto, "Epistolário Euclidiano" e em 16 de agosto, "Francisco Venâncio Filho".

Em março e abril de 1965, "Antologia Comentada – Carlos Drummond de Andrade" reproduziu "Lotação", "Quando" e "Teodorico".

Em 28 de março de 1971, Gazeta, em manchete, o enaltece: "Prof. Hersílio Ângelo enriquece o corpo docente da Universidade Católica de Campinas".

Em 18 de julho de 1971, o artigo: "Saudação a Osmany Junqueira Dias".

Encerrei esta minha pesquisa em jornais nos anos 70. Portanto, este meu trabalho está incompleto, à espera que outro paciente estudioso o conclua. .

O Professor Hersílio Ângelo enriqueceu o nosso mundo com sua sabedoria e simplicidade.

2/9/2004.

 
Rodolpho José Del Guerra
 
Apoio
Protéton